Gramsci sobre Vico
A filosofia como uma forma da política
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.34060Palavras-chave:
Gramsci e Vico, Gramsci e a política, Gramsci e CroceResumo
No artigo, propõe-se demonstrar a influência decisiva exercida pelas leituras de Benedetto Croce nas impressões de Gramsci sobre a obra de Giambattista Vico. Para isso, explora-se os trechos dos Cadernos do Cárcere onde Gramsci faz referências ao iluminista italiano. Com base nessas demonstrações, argumenta-se que, no movimento de assimilação e afastamento da filosofia de Croce, Gramsci termina por subsumir a filosofia à política em sua elaboração da filosofia da práxis.
Downloads
Referências
BADALONI, N. Il marxismo di Gramsci. Dal mito alla ricomposizione politica. Torino: Einaudi, 1975.
BERTONDINI, A. Gramsci e Labriola, in A. Caracciolo e G. Scalia (editado por), La città futura. Saggi sulla figura e a pensiero di Antonio Gramsci. Milano, Feltrinelli 1959, p-173.
BUZZI, A.R. La teoria politica di Gramsci, tradução italiana de S. Genovali. Firenze, La Nuova Italia, 1973.
GARIN, E. Vico in Gramsci. Bollettino del Centro di Studi Vichiani 6 (1976).
GRAMSCI, A. Quaderni del carcere, editado por V. Gerratana, Torino, Einaudi, 1975.
L. DAL PANE. Antonio Labriola nella politica e nella cultura italiana. Torino: Einaudi, 1975 [1935].
LUKÁCS, G. La distruzione della ragione [1954], trad. italiana de E. Arnaud. Torino: Einaudi, 1974 [1959].
MANACORDA M. A., La formazione del pensiero pedagogico di Gramsci (1915-1926), in Petro Rossi (editado por) Gramsci e la cultura contemporanea. Atti del Convegno internazionale di studi gramsciani tenuto a Cagliari il 23-27 aprile 1967. Roma, Editori Riuniti - Istituto Gramsci, 1970, vol. I
NARDONE G. Il pensiero di Gramsci. Bari: De Donato, 1971.
RACINARO, R. La crisi del marxismo nella revisione di fine secolo. Bari: De Donato, 1978.
TOSEL, A. Aux origines de la philosophie italienne contemporaine. Mauzevin : Trans Europa Repress, 1991.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marco Vanzulli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.