Como estudar o Quaderno 25?

Notas propositivas para uma metodologia de pesquisa sobre as classes e grupos subalternos em Antonio Gramsci

Autores

  • Mirele Hashimoto Siqueira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.33412

Palavras-chave:

Gramsci, classes subalternas; grupos subalternos; serviço social.

Resumo

O artigo problematiza os conceitos de classes e grupos subalternos em Antonio Gramsci a partir da obra carcerária e, particularmente, do Quaderno 25. Objetiva propor uma metodologia de pesquisa para estes conceitos, haja vista o caráter dos Quaderni del Carcere, isto é, uma obra não sistematizada para a publicação. Nesse sentido, partindo de uma pesquisa bibliográfica na edição crítica italiana dos Quaderni, organizada por Valentino Gerratana, evidencia-se a fundamentação teórica do Quaderno 25, na medida em que nele Gramsci apresenta as classes e grupos subalternos, bem como sua história desagregada e episódica, como submetidos a iniciativa da classe dominante. Assim, o problema de como “pôr” fim a subalternidade está atravessada pelo estudo destes conceitos, dada a dedicação de Gramsci em investigar as formas de superá-la, rompendo com a subalternidade econômica, mas, sobretudo, cultural que a estrutura.

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Biografia do Autor

Mirele Hashimoto Siqueira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Toledo. Graduada em Serviço Social pela UNIOESTE, campus de Toledo. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) pela Universidade Federal deSanta Catarina (UFSC); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2021-06-19