Como estudar o Quaderno 25?
Notas propositivas para uma metodologia de pesquisa sobre as classes e grupos subalternos em Antonio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.33412Palavras-chave:
Gramsci, classes subalternas; grupos subalternos; serviço social.Resumo
O artigo problematiza os conceitos de classes e grupos subalternos em Antonio Gramsci a partir da obra carcerária e, particularmente, do Quaderno 25. Objetiva propor uma metodologia de pesquisa para estes conceitos, haja vista o caráter dos Quaderni del Carcere, isto é, uma obra não sistematizada para a publicação. Nesse sentido, partindo de uma pesquisa bibliográfica na edição crítica italiana dos Quaderni, organizada por Valentino Gerratana, evidencia-se a fundamentação teórica do Quaderno 25, na medida em que nele Gramsci apresenta as classes e grupos subalternos, bem como sua história desagregada e episódica, como submetidos a iniciativa da classe dominante. Assim, o problema de como “pôr” fim a subalternidade está atravessada pelo estudo destes conceitos, dada a dedicação de Gramsci em investigar as formas de superá-la, rompendo com a subalternidade econômica, mas, sobretudo, cultural que a estrutura.
Downloads
Referências
DIAS, Edmundo Fernandes. Sobre a leitura dos textos gramscianos: usos e abusos. Ideias: Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, Campinas, Ano I, nº 1, jan./jun., 1994, p. 111-137.
FIORI, Giuseppe. A vida de Antonio Gramsci. Tradução de Sergio Lamarão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FRESU, Gianni. Antonio Gramsci: o homem filósofo. Tradução de Rita Matos Coitinho; Prefácio de Marcos del Roio; Posfácio de Stefano G. Azzarà. São Paulo: Boitempo, 2020.
GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. Volume 1: 1926-1930. Tradução de Luiz Sérgio Henriques; Organização de Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
_________. Quaderni del carcere. Edizione critica dell’Istituto Gramsci. A cura di Valentino Gerratana. 4. ed. Torino: Einaudi, 2014.
LIGUORI, Guido. Subalterno e subalterni nei “Quaderni del Carcere”. Internacional Gramsci Journal, v. 2, n. 1, 2016, p. 89-125.
MUSSI, Daniela; GOÉS, Camila. Antonio Gramsci no centro e na periferia: notas sobre hegemonia e subalternidade. Internacional Gramsci Journal, v. 2, n. 1, 2016, p. 271-328.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os movimentos populares: uma leitura a partir do Caderno 25. Educação Social, Campinas, v. 35, n. 126, jan./mar., 2014, p. 61-76. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v35n126/04.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mirele Hashimoto Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.