A arte como ferramenta de comunicação militante

Um paralelo entre o projeto "Funkeiros Cults" e o pensamento gramsciano

Autores

  • Clara Barbosa de Oliveira Santos Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.33043

Palavras-chave:

Pensamento Gramsciano, Comunicação Militante, Funkeiros Cults, Intelectual Orgânico

Resumo

O artigo discute a atualidade das reflexões de Gramsci para a construção da militância revolucionária mundialmente. Utilizando aspectos de seu pensamento, compara-se com um exemplo da realidade latinoamericana, no Brasil: o projeto “Funkeiros Cults”, criado por estudantes e moradores da periferia, que tem como objetivo disseminar, em uma linguagem acessível e relacionado ao meio cultural do funk, os livros acadêmicos e ficcionais considerados mais complexos e, por isso, são automaticamente associados a uma elite minoritária. Conclui-se que o tal projeto é uma iniciativa de demasiada importância para desmistificar a noção de “intelectual” como algo elitizado e estritamente acadêmico, entendendo que o projeto “Funkeiros Cults”, bem como outros, devem estar atrelados a um projeto societário de superação da ordem do capital.

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Biografia do Autor

Clara Barbosa de Oliveira Santos, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz

Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), tendo atuado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do referido município, prestando cuidado ao público infanto-juvenil e adulto em sofrimento mental grave e em uso prejudicial de drogas; no Ambulatório de Álcool e Outras Drogas do HU/UFJF e no Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

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Publicado

2021-06-19