O caráter educativo na formação acadêmica dos/as assistentes sociais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.30924Palavras-chave:
Serviço Social, caráter educativo, formação profissionalResumo
O presente artigo contou com uma pesquisa documental e trata do caráter educativo do trabalho dos/as assistentes sociais a partir de uma análise da formação profissional. Acredita-se que uma das razões pelas quais o tema não vem sendo o de maior preocupação e investimento intelectual entre os/as profissionais deve-se a sua ausência nas orientações gerais, construídas pelas entidades da própria profissão, para a formação acadêmica e atuação profissional. A leitura de alguns documentos de cursos situados na região leste da ABEPSS possibilitou identificar que o tema está subsumido nos próprios documentos normativos do Serviço Social (no caso, nas diretrizes curriculares e currículos plenos).
Downloads
Referências
ABEPSS. Diretrizes curriculares da ABEPSS. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/diretrizes-curriculares-da-abepss-10>. Acesso em 28/02/2017.
______. Diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social. Rio de Janeiro, 1996.
ABREU, Marina Maciel. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CURRICULO PLENO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, 2008. Disponível em: < http://media.wix.com/ugd/add274_36a09e2e15f5400daaa97b8ce24eddc2.pdf >. Acesso em: 03/03/2017.
IAMAMOTO, Marilda V.; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. 25 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
IAMAMOTO, Marilda V. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serviço Social e Sociedade, n 120, 2014.
______. Serviço Social em tempo de capital fetiche. Capital financeiro, trabalho e questão social. 9 ed. São Paulo. Cortez, 2015.
LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (org). Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 9 ed. São Paulo. Cortez, 1985.
______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 11 ed. Coleção Educação Contemporânea. Autores Associados, 1996.
______; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas. Autores associados, 2015.
UFES. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Serviço Social, 2006.
UFJF. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social, 2016.
UFOP. PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2009. Disponível em: < http://www.icsa.ufop.br/documentos/servico_social/ProjetoPedagogicoServicoSocial-UFOP.pdf >. Acesso em: 03/03/2017.
UFTM. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL. Iturama: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Faculdade de Serviço Social, 2014. Disponível em: < file:///D:/Downloads/Projeto_Pedag_oacute_gico_do_C_download.pdf >. Acesso em: 03/03/2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Taciane Couto Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.