Costa, Beatriz B. “Para analisar uma prática de educação popular.” Revista
CEI, Suplemento. N.17, abr. 1977. Rio de Janeiro, Tempo e Presença, 1977.
Gramsci, A. “Os intelectuais e o princípio educativo”. Cadernos do Cárcere.
Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, vol. 2, 2000.
Vargas, E.P. et all. Práticas de educação em saúde. Rio de Janeiro, FIOCRUZ,
1992 (2017: 35).
O segundo curso do qual conseguimos o projeto pedagógico foi o da Universidade Federal
do Espírito Santo (UFES). Neste projeto foi possível identificar as disciplinas ofertadas em cada
período do curso, contudo, o currículo informava as ementas sem as indicações bibliográficas
de cada disciplina. Pela ementa das disciplinas de “Oficina de trabalho com indivíduos no
serviço social”, “Processos comunitários e mobilização social” e “Política de educação”,
poderíamos inferir um espaço favorável ao debate sobre o caráter educativo do trabalho
profissional. Nas ementas registra-se, respectivamente:
O trabalho do assistente social com indivíduos, famílias, grupos e
coletividades. A dimensão individual e familiar no trabalho profissional. O
trabalho do assistente social e o lugar da: observação, linguagem, escuta,
reflexão, diálogo, visita domiciliar e registro. Teorias e técnicas de entrevista.
Estudos sócio-econômicos com usuários para fins de benefícios e serviços
sociais. Orientação social e encaminhamentos. Vistorias, perícias técnicas e
laudos, informações e pareceres.
[...]
O trabalho do assistente social com indivíduos, famílias, grupos e
coletividades. Os conceitos e experiências de educação popular, pesquisa-
ação e assessoria. Processos comunitários e organizativos de formação da
consciência, mobilização social e formação cultural. O desenvolvimento
integral e sustentável e suas implicações econômicas, sociais e políticas.
Produção de materiais pedagógicos e socialização de informações. Análise de
experiências junto aos movimentos sociais e as estratégias profissionais.
[...]
Papel da escola básica pública para a formação da cidadania popular. Papel do
Estado Democrático frente a cidadania popular. Saber pensar e aprender a
aprender com base na consciência crítica. Aprendizagem de teor reconstrutivo
político. Politicidade da educação. Educação e conhecimento no mundo do
trabalho e da cidadania. Alternativa de educação popular. A atuação do
Serviço Social na política de educação. Contribuição do Serviço Social na
produção e no redimensionamento do conhecimento teórico-prático da
política social da educação (2017: 76, 82. Itálicos meus).
O caráter educativo não aparece em nenhuma ementa como um dos temas centrais das
disciplinas, como dito, trata-se mais de uma suposição de que ao se abordar o tema da educação
popular, dos procedimentos de trabalho e das ações da prática profissional, possa-se
problematizar a função política de cunho educativo que caracteriza o Serviço Social.