Reflexões sobre a pandemia da COVID-19 e o capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2020.v20.30485Palavras-chave:
Crise econômica, Pandemia, COVID-19, ClassismoResumo
A expansão do modo de produção capitalista tem propiciado as condições ideais para propagação de surtos de gripe que podem evoluir para pandemias, como a gripe espanhola, o caso recente da H1N1 e como é o caso atual da COVID-19. A intensificação da crise estrutural do capital tem contribuído para o aumento na taxa de ocorrência de pandemias no mundo, na medida em que se intensifica o avanço sobre o meio ambiente juntamente ao desmonte dos mecanismos de proteção social e do trabalho. As medidas de combate a expansão da pandemia da COVID-19 adotadas pela maior parte dos estados capitalistas, têm aumentado ainda mais o abismo social entre os mais ricos e mais pobres. Neste momento, são necessários: o fortalecimento do sistema de saúde e de assistência social; ações de proteção ao trabalho e da renda da população; o fortalecimento do sistema de educação, ciência e tecnologia públicas; e da luta da classe trabalhadora por uma nova sociedade.
Downloads
Referências
ANDES, Proposta do ANDES para a universidade brasileira. Cadernos ANDES, no2, 2013.
ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaios sobre a morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Campinas: Cortez, 2018.
BORLINI, L . M. Há pedras no meio do caminho do SUS - os impactos do neoliberalismo na saúde do Brasil. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 9, n. 2, p. 321 - 333, 2010.
BRAGA, R. A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no sul global. São paulo: Boitempo, 2017.
CARCANHOLO, M. D. Crise econômica atual e seus impactos para a organização da classe trabalhadora. in Revista Aurora, PPGCS/UNESP, Marilia, SP; v.3,nº2, 2010.
SALVADOR, E. S. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal. Serv. Soc. Soc., n. 130, p. 426-446, 2017.
SODRÉ, L. Empregos precários tornam negros e latinos mais vulneráveis à covid-19 nos EUA. <www.brasildefato.com.br>. Acesso em 02 de maio 2020.
WHO. Coronavirus disease (COVID-19) Pandemic. <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019>. Acesso em 05 de maio 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.