O trabalho do/da Assistente Social na Assistência Estudantil: a experiência nas Universidades Públicas Estaduais do Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2020.v20.30452

Palavras-chave:

educação superior; assistência estudantil; trabalho profissional do assistente social; requisições profissionais

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o trabalho do/a assistente social no universo da educação superior pública estadual, trazendo algumas aproximações sobre a inserção profissional do/a mesmo (a) na educação, as competências e atribuições profissionais nesse espaço sócio-cupacional e as implicações da seletividade da assistência estudantil para o trabalho profissional. A síntese de nossas reflexões aponta que a principal requisição profissional do/a assistente social nessas instituições consiste na realização de avaliação socioeconômica dos discentes, enfatizando a seletividade dos programas de permanência,  constituindo-se, portanto, como um desafio para profissão no contexto de desmonte dos direitos sociais. 

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Biografia do Autor

Edna Medeiros do Nascimento, UEPB

Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba. Assistente Social na Pró-Reitoria Estudantil da Universidade Estadual da Paraíba. (83) 996303776. ednamedeirosnascimento@gmail.com

Moema Amélia Serpa Lopes de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Serviço Social e Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba. (83) 999049528. serpamoema@gmail.com

 

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Publicado

2025-10-31