O trabalho do/da Assistente Social na Assistência Estudantil
a experiência nas Universidades Públicas Estaduais do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2020.v20.30452Palavras-chave:
educação superior; assistência estudantil; trabalho profissional do assistente social; requisições profissionaisResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o trabalho do/a assistente social no universo da educação superior pública estadual, trazendo algumas aproximações sobre a inserção profissional do/a mesmo (a) na educação, as competências e atribuições profissionais nesse espaço sócio-cupacional e as implicações da seletividade da assistência estudantil para o trabalho profissional. A síntese de nossas reflexões aponta que a principal requisição profissional do/a assistente social nessas instituições consiste na realização de avaliação socioeconômica dos discentes, enfatizando a seletividade dos programas de permanência, constituindo-se, portanto, como um desafio para profissão no contexto de desmonte dos direitos sociais.
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