A produção do conhecimento em Serviço Social na educação
análise dos artigos publicados na revista Serviço Social & Sociedade (1979-2019)
Resumo
O artigo apresenta o resultado da pesquisa documental sobre a produção do conhecimento referente ao tema: Serviço Social e Educação, destacando a inserção e trabalho de assistentes sociais na política de educação brasileira, a partir dos artigos publicados na Revista Serviço Social & Sociedade, deste a primeira edição (1979) até 2019, sedimentada na perspectiva critica. Identificamos que 22% dos artigos tratam sobre a inserção e o trabalho do assistente social na educação, considerando a significativa contribuição desta Revista, ao longo de 40 anos da sua existência, constata-se reduzida a reflexão sobre a temática em voga, pela categoria profissional.
Referências
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de Almeida. Serviço Social e política educacional: um breve balanço dos avanços e desafios dessa relação. Disponível em https://www.cress-mg.org.br/arquivos/Servi%C3%A7o-Social-e-pol%C3%ADtica-educacional-Um-breve-balan%C3%A7o-dos-avan%C3%A7os-e-desafios-desta-rela%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em jan/2020.
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de Almeida, RODRIGUES, Maria Cristina Paulo. O campo da educação na formação profissional do Serviço Social. In: PEREIRA, Larissa Dahmer; ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de Almeida. Serviço Social e educação. Rio de Janeiro. Lumen Juris, 2012 (Coleção Nova de Serviço Social)
CFESS. Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação. Brasília: CFESS, 2011.
CFESS. Subsídios para a atuação do assistente social na Educação. Brasília: CFESS, 2013.
BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
CAMARDELO, Ana Maria. Estado, Educação e Serviço Social: relações e mediações no cotidiano. Revista Quadrimestral de Serviço Social, São Paulo, v. 15, n. 46, 1994.
EDITORIAL. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 01, 1979.
FÉRRIZ, Adriana Freire Pereira, BARBOSA, Mayra de Queiroz. Panorama da inserção do/da assistente social na política de educação. Salvador, EDUFBA, 2019.
LESSA, S. E. C. A educação contemporânea, o combate à pobreza e as demandas para o trabalho do assistente social: contribuições para este debate. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 113, 2013.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Contribuições da Revista para a Construção do Serviço Social Brasileiro. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 61, 1999.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Trinta anos da revista Serviço Social & Sociedade: contribuições para a construção e o desenvolvimento do Serviço Social no Brasil. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 100, 2009.
YAZBEK, Maria Carmelita [et al]. Estado e Políticas Sociais: uma aproximação conceitual. In: MDS; IEE-PUC/SP. SUAS: configurando os eixos de mudança. Brasília: MDS, 2008. (v. 01).
Copyright (c) 2020 Ingrid Barbosa Silva, Adriana Freire Pereira Ferriz, Eliana Bolorino Canteiro Martins (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.