Ofensiva conservadora na educação superior e os desafios à formação em Serviço Social no Brasil

Autores

  • Sandra de Faria Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Sarah Medeiros Avelar Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2020.v20.30338

Palavras-chave:

Serviço Social. Educação Superior. Mercantilização. Financeirização. Conservadorismo.

Resumo

O artigo problematiza a contrarreforma da educação superior no Brasil e o seu alvo de mudança estrutural e conceitual de universidade. Objetiva contribuir com o debate crítico-analítico sobre o projeto de formação profissional propugnado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996 e a configuração do Serviço Social como área de conhecimento e avanço qualitativo inserido no contexto contraditório da Universidade. A proposta de discussão advém da hipótese de que a expansão dos cursos de Serviço Social sob a lógica privatista mercantil, com forte apelo aos valores do neoconservadorismo, é uma tendência incompatível e antípoda dos princípios, diretrizes, núcleos de fundamentação e conteúdos postulados nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996.

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Biografia do Autor

Sandra de Faria, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003, 1997). Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1985). Ex bolsista Capes - Professora Visitante no Exterior - Senior, no Mestrado em Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra Portugal. Pós-Doutorado Sênior com bolsa do CNPq. Realizou estágio de pesquisa no Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social-CPIHTS, em Lisboa/Portugal, em 2000, com bolsa doutorado sanduíche da CAPES. Professora adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, dos Cursos de Graduação e Mestrado em Serviço Social. Coordenadora e Líder do Grupo Estudos e Pesquisa de Teoria Social e Fundamentos do Serviço Social do PPG em Serviço Social da PUC Goiás. Coordena atividades de ensino e pesquisa com ênfase na linha de pesquisa em Teoria Social e Serviço Social. Desenvolve estudos e investigações, com publicação em congressos e revistas, sobre a formação profissional, pesquisa, pós-graduação e produção do conhecimento na área. Exerceu os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil, no período de 2002 a 2008, e de Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, na gestão 2009-2013.

Sarah Medeiros Avelar, Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Assistente Social. Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

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Publicado

2020-06-15