O Jardim na estética de Georg Lukács

  • Cristina Lontra Nacif Professora Faculdade de Arquitetura da UFF - Niteroi
  • João Vitor GIORNO Estudante do Curso da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Estética, Marxismo e arte, Jardinagem

Resumo

O presente texto é um esforço de traduzir o item IV do Capítulo “Cuestiones liminares de la mímesis de lo estético” (Grenzfragen der ästhetischen Mimesis), que preferimos traduzir para o português como “Questões de liminares da mimese estética”: “Jardim” (Garten na edição alemã) e Jardineria na edição espanhola. A tradução, ainda sujeita a revisões, foi feita a partir do item IV livro 4. da Estetica 1: la peculiaridad de lo estético, publicado pela Ediciones Grijalbo em 1982. O objetivo é a necessidade de divulgar no plano acadêmico, especialmente nos cursos de arquitetura e urbanismo, a obra de Georg Lukács e, assim, ampliar e qualificar o debate a partir de uma ontologia marxiana.

Biografia do Autor

Cristina Lontra Nacif, Professora Faculdade de Arquitetura da UFF - Niteroi

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Pós doutorado em andamento na Universidade Federal de Juiz de Fora sob a supervisão do Professor Ronaldo Vielmi Fortes, (2017). Organizou em parceria com Ivan Zanatta o Livro Introdução à Estética de Georg Lukács, Editado pela 7Letras em 2019. Professora Associada da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF). Integrante do  Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC-UFF)

João Vitor GIORNO, Estudante do Curso da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense

Estudante do Curso da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Bolsista do LabLegal (Laboratório do Estudos da Legislação Urbanística) EAU - UFF e Integrante do  Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC-UFF).

Referências

Tradução das págs. 157 a 173, do livro 4. da Estetica 1: la peculiaridad de lo estético, publicado pela Ediciones Grijalbo em 1982.
Publicado
2020-06-15
Seção
Tradução dos Clássicos