Depois do Vírus

onde você vai estar quando isso passar?

  • Felipe Abranches Demier
Palavras-chave: Pandemia, COVID-19, sociedade brasileira, neoliberalismo

Resumo

O texto apresentado busca refletir sobre a nova conjuntura internacional imposta pela pandemia da COVID-19, colocando o mundo inteiro em isolamento, em tempo de espera. Questiona sobre o lugar em que cada um, individualmente e enquanto sujeitos coletivos, estará quando a pandemia passar, qual sociedade iremos construir e como base em quais valores.

Biografia do Autor

Felipe Abranches Demier

Desde 2015, é professor do Departamento de Política Social (DPS) da Faculdade de Serviço Social (FSS) da UERJ. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, do Mundo Contemporâneo e História do Brasil República. No campo historiográfico, trabalha, principalmente, com os seguintes temas: revoluções burguesas e modernidade, movimento operário internacional; revoluções de 1848; democracia, bonapartismo e fascismo (regimes políticos do entre-guerras); militares e política; movimento sindical brasileiro; legalismo militar no Brasil; populismo latino-americano e brasileiro; movimento operário e organizações de esquerda no Brasil. No ano de 2013, realizou um pós-doutorado na Escola de Serviço Social da UFRJ, e, em 2014, realizou outro pós-doutorado na Faculdade de Serviço Social da UERJ.

Referências

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I. Tomo 2. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

______. O 18 brumário de Luís Bonaparte. In: MARX, Karl. O 18 brumário de Luís Bonaparte [e Cartas a Kugelman]. Tradução de Leandro Konder e Renato Guimarães. 4ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978

MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998

DEMIER, F. Crônicas do caminho do caos: democracia blindada, golpe e fascismo no Brasil atual. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.

______. A dialética da democracia blindada no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017;

BENJAMIN, C.; DEMIER, F.pe; ARCARY, Valério. O ovo da serpente: a ameaça neofascista no Brasil de Bolsonaro. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020.

Publicado
2020-06-15