Residências multiprofissionais em saúde
elementos acerca do direcionamento pedagógico da formação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2020.v20.27126Palavras-chave:
residência; formação; direcionamento pedagógico.Resumo
O presente artigo é parte da pesquisa intitulada “Residência Multiprofissional em Saúde e Serviço Social: mapeamento teórico e político-pedagógico”, realizada entre 2017 e 2018, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS), da Faculdade de Serviço Social/UFJF em parceria com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Tem por objetivo apresentar análises da revisão de produção bibliográfica do Serviço Social sobre as Residências que englobou 72 produções, a saber: 17 artigos de periódicos da área; 46 artigos dos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS) e Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS); e 9 teses e dissertações de autoria de assistentes sociais acerca das Residências; no que tange ao debate aqui apresentado traremos à baila reflexões, a partir dos elementos da pesquisa, acerca do direcionamento pedagógico das residências, refletindo sobre os princípios e o significado da formação para o SUS.
Downloads
Referências
ANDRADE, Kércia Rocha. A formação profissional do assistente social na residência multiprofissional em saúde do HU/UFS. Dissertação [ Mestrado em Serviço Social ]. UFS, 2015.
ANDRADE, Thayane Monteiro; SANTOS, Helen Marcele Carvalho dos. Formação Profissional, Serviço Social e Residência Multiprofissional: Análise do projeto pedagógico. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2016.
ANDRADE, Patrícia Tiemy Arakaki Nakashima de; SCANDOLA, Estela Márcia Rondina; ASSIS, Maria de Fátima Bregolato Rubira de. O princípio do diálogo nas atividades educativas coletivas no programa de residência multiprofissional em saúde. In: Serviço Social e Saúde, Campinas, p-279-300, 2017.
ARAÚJO, D.F; GELSLEICHTER, M.Z. Residência Integrada Multiprofissional: uma estratégia de formação em serviço da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Resolução n.02, de 13 de abril de 2012.
BRASIL. Ministério da Educação/ Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Resolução nº 3, de 04 de Maio de 2010. Disponível:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15449-resol-cnrms-n3-04maio-2010&Itemid=30192 . Acesso em: 02 de Dezembro de 2018.
BRASIL. Lei 11.129, de 30 de Junho de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11129.htm . Acesso 05 de Dezembro de 2018.
CASTRO, Marina Monteiro de Castro e; OLIVEIRA, Lêda Maria Leal; SOUZA, Auta Iselina Stephan de. Residência em Serviço Social: formação para o trabalho coletivo.In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2012.
CLOSS, Thaísa Teixeira; SILVEIRA, Lucia Rublescki; VARGAS, Tatiane Moreira de; MENEZES, Anne Cristian Estevem de; KOKOUREK, Sheila; NUNES, Ana Paula. O Serviço Social nos programas de residência em saúde no Rio Grande do Sul. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2012.
ELEUTÉRIO, Adriana Paula da Silva; SOARES, Joseneide Costa. Residência Integrada Multiprofissional no HUOL e HUAB: os desafios do Serviço Social na realização da preceptoria. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2012.
MIOTO, Regina Célia Tamaso; ALVES, Francielle Lopes; CAETANO, Patrícia da Silva; PRÁ, Keli Regina Dal. As residências multiprofissionais em saúde: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina. In: Serviço Social e Saúde, Campinas, p- 185-209, 2012.
MORAES, Juliana Cançado; SILVA, Erika Vanessa; SILVA, Graziela Eliana Costa e; MARTINS, Rosane Aparecida de Sousa; RIOS, Thamiris Inoué; Rosa, Carla Renata Lelis. A residência integrada e multiprofissional em saúde da UFTM: espaço privilegiado de educação continuada em Serviço Social. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2012.
RODRIGUES, Terezinha de Fátima. Residências Multiprofissionais em Saúde: Formação ou Trabalho? In: Serviço Social e Saúde, Campinas, p- 71-82, 2016.
SILVA, Aline Lima da; ARANTES, Rosana Freitas. Residência Multiprofissional em saúde: formação profissional ou precarização do trabalho? In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2016.
SILVA, Alaide Maria Morita Fernandes da. Mapas analíticos como instrumento para a avaliação da residência multiprofissional em saúde da família do Município de Londrina. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2010.
ROLIM, Gerusa do Nascimento. A Residência Multiprofissional em Saúde como espaço formativo e interdisciplinar: a experiência do Serviço Social em um Hospital Universitário Público. Disponível em: < http://www.resposito.ufc.br/handle/riufc/11363>. Acesso em : 01 de março de 2019.
SOUSA, Roberta Menezes. Participação e Serviço Social: experiência de formação do Conselho Local de Saúde em Sobral/CE. In: Serviço Social e Saúde, Campinas, -.133-154, 2012.
VALE, Maria Auxiliadora de Oliveira. Assistente Social e a Residência Multiprofissional: espaço de troca de saberes e intervenção na área da saúde em Manaus. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.