O trabalho profissional do assistente social na saúde

um estudo sobre a realidade das residências multiprofissionais

  • Luciana Gonçalves Pereira de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Joseane Barbosa de Lima Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vanisse Bernardes Bedim Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Serviço Social; assistente social; trabalho; saúde; residência multiprofissional

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa intitulada “Residência Multiprofissional em Saúde e Serviço Social: mapeamento teórico e político-pedagógico”, realizada entre 2017 e 2018, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS), da Faculdade de Serviço Social/UFJF em parceria com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Tem por objetivo apresentar análises da revisão de produção bibliográfica do Serviço Social sobre as Residências que englobou 71 produções, a saber: 17 artigos de periódicos da área; 46 artigos dos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS) e Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS); e 9 teses e dissertações de autoria de assistentes sociais acerca das Residências. A síntese do presente artigo se debruça sobre o eixo do trabalho profissional desenvolvido pelo assistente social na área da saúde, especialmente nas residências multiprofissionais.

Biografia do Autor

Luciana Gonçalves Pereira de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2003). Residência Multidisciplinar em Saúde da Família, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Professora Adjunta na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora desde julho/2014. Pós-doutorado realizado entre dezembro de 2016 e novembro de 2017, no Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social da UFRJ, sob supervisão da Professora Yolanda Guerra. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS), desde 2015. 
Joseane Barbosa de Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal  de Juiz de  Fora (UFJF). Graduada em Serviço Social e Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Vanisse Bernardes Bedim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-graduada em Instrumentalidade do Serviço Social com ênfase na Saúde, Educação, Assistência e Poder Judiciário pela Unidade de Ensino e Aprendizado de Viçosa (UNESAV). Especialista em Saúde Mental na Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde Mental pelo HU/UFJF. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGSS/UFJF), Bolsista UFJF. Pesquisadora do GEDIS/CNPq/UFJF. 

Referências

CFESS. Atribuições privativas do(a) assistente social em questão. Brasília, 2012.

CFESS. Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Série: trabalho e projeto profissional nas políticas sociais. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf.

EIRAS, A. A. L. T. S.; PAULA, L. G. P. de. Trabalho com grupos na saúde – contribuições do Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2018.

GUERRA, Y. A. D.; REPETTI, G. J.; ANDRADE FILHO, A.; SILVA, P. B. S. da; ALCANTARA, E. L. da C. Atribuições, competências, demandas e requisições: o trabalho do assistente social em debate. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/guerra-e-outros-2018041312374742 99190.pdf

__________.GUERRA, Y. A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. In: SANTOS, C.M dos; BACKX, S. GUERRA, Y. A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. juiz de fora, ed. ufjf, 2012.

MATOS, M. C. Serviço Social, Ética e Saúde - Reflexões para o exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2013.

MENDES, A. G.; VIDAL, D. L. da C. Serviço Social e Residência Multiprofissional em Saúde no contexto hospitalar: algumas questões para o debate. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2018.

NETTO, J. P. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2005a.

__________. O Movimento de Reconceituação – 40 anos depois. In: Serviço Social e Sociedade, n. 84, ano XXVI. São Paulo: Cortez, 2005b.

PAULA, L. G. P. de. Um debate sobre estratégias e táticas – problematizações no campo do Serviço Social. Tese de doutorado – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Serviço Social. Rio de Janeiro: UFRJ, Escola de Serviço Social, 2014.
SILVA, L. B.; Residência Multiprofissional em Saúde: uma questão para o debate. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2018.
Publicado
2020-06-15