Política social e família: a interseção com o Serviço Social / Social policy and family: intersections with Social Work
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2018.v18.18565Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar a produção teórica dos profissionais de serviço social no campo da política social e família nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social a partir dos descritores: “atenção domiciliar”, “cuidado”, “responsabilização” e “judicialização". O estudo é de natureza qualitativa com aplicação da técnica da pesquisa bibliográfica identificando nos quarenta e dois artigos a relação entre política social, proteção social e as atribuições da família. Como resultados, os profissionais do serviço social se posicionam criticamente em relação ao desenho das atuais políticas, programas e serviços sociais, na medida em que estes impõe uma sobrecarga cada vez maior às famílias na função de proteção aos seus membros. Conclui-se que a responsabilização do cuidado é cada vez mais expressiva na realidade, e já existe uma problematização sobre os processos da judicialização nas políticas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.