Perfil de mães usuárias de drogas em situação de perda da guarda dos filhos em Vitória / ES
Palavras-chave:
mães, drogas, tratamento.Resumo
Este artigo visa apresentar o perfil de mães usuárias de álcool e outras drogas que acessaram o Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas (CAPS ad III) do município de Vitória/ES, entre os anos de 2013 e 2014, como uma condição para reaver ou permanecer com a guarda de seus filhos. Utilizou-se abordagem quantitativa, por meio de pesquisa documental nos prontuários desse grupo específico. As variáveis foram dados sociodemográficos, sobre o tratamento e suporte familiar. Trata-se de um grupo jovem, com idades entre 22 e 45 anos, com baixo nível instrucional, inseridas no mercado informal de trabalho, com percurso de consumo de drogas de 15 anos e com prevalência do uso do crack. Elas são acompanhadas por serviços da rede de saúde e assistência do município. No entanto, estar em tratamento não garante a retomada ou a manutenção da guarda dos filhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.