O financiamento federal da Saúde Mental após o Pacto da Saúde
Palavras-chave:
Política de saúde mental, financiamento, governo LulaResumo
O artigo analisa o financiamento das ações e dos serviços em saúde mental brasileiro, partindo de revisão de literatura e pesquisa documental. Dados do Ministério da Saúde indicam um gasto com Saúde Mental de 1 bilhão, oitocentos e doze milhões, setecentos e setenta mil reais em 2011 (28,80% com assistência hospitalar e 71,20% com assistência extrahospitalar). A política de saúde mental brasileira propõe a organização de uma rede articulada de serviços que forneçam atenção psicossocial à todas as pessoas com transtornos mentais. Os gastos aqui expressam dois pólos da questão: de um lado, a garantia do direito constitucional de acesso aos serviços de saúde mental à 72% da população. Por outro, a 28% de brasileiros esse direito é negado. Os gastos extrahospitalares em saúde mental mantêm-se superiores aos gastos com internação, mas o avanço da reforma psiquiátrica se faz lento no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.