Empresariamento Urbano e Direitoà Cidade: Considerações sobre os Programas Favela-Bairro e Morar Carioca no Morro da Providência / Urban Entrepreneurialism and the Right to the City: Considerations About the Programs Favela-Bairro and Morar Carioca in Morro da Providência
Palavras-chave:
Empresariamento urbano. Neoliberalismo. Cidade. Urbanização de favelas.Resumo
Este artigo discute o empresariamento urbano como estratégia político-espacial do neoliberalismo para promoção da reestruturação urbana e elemento que se interpõe na luta pelo direito à cidade. Para retomar e adensar essa luta entende-se que a resistência e mobilização da população são fundamentais. A análise toma como referência empírica os programas de urbanização de favelas no Rio de Janeiro, em especial o Favela-Bairro e o Morar Carioca no Morro da Providência, Zona Portuária do Rio de Janeiro.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Libertas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.