Os Filhos Ilegítimos do Estado Capitalista
Palavras-chave:
Proteção Social, Seguridade Social, Previdência Social, Assistência Social, Renda Básica IncondicionalResumo
O presente artigo, por meio de revisão bibliográfica, incube-se de realizar um breve resgate histórico da Previdência Social brasileira e discutir a situação daqueles que não se encontram protegidos por este instrumento constituinte da proteção social. Além de analisar os seus reflexos na vida dos trabalhadores e trabalhadoras que não usufruem desse direito, irá apresentar uma problematização sobre aqueles que não são considerados público da Previdência Social, sendo amparados algumas vezes pela Assistência Social e em outras permanecendo desamparados. Por fim, sugere como alternativa o fornecimento de uma renda básica incondicional, como já vem ocorrendo em outros países.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.