Constituição da Assistência Social em Juiz de Fora

  • Ana Maria Ferreira
Palavras-chave: Assistência Social, Juiz de Fora, Associação Municipal de Apoio Comunitário - AMAC, Sistema Único de Assistência Social - SUAS

Resumo

A Política Nacional de Assistência Social nos rumos dos últimos três governosbrasileiros, assume relevância como um dos principais mecanismos no enfrentamento dasexpressões da questão social, no quadro da ampliação das desigualdades sociais, resultado dasmudanças e reestruturação da economia, das reformas do Estado e suas implicações no sistema deproteção social. Neste contexto faz necessário traçar as particularidades percorridas pelaconstituição histórica da política de assistência social em Juiz de Fora. Refletir sobre o papel daAssociação Municipal de Apoio Comunitário – AMAC - o contexto de implementação econsolidação do SUAS, a partir da experiência do município, com o intuito de compreender osentraves, retrocessos e dificuldades no contexto da assistência social, que não pode ser tratadopor nós como um quadro dado natural e irreversível e sim como um desafio na constituição daassistência como direito.

Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira
Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP. Doutoranda emServiço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado
2012-11-05