Hábitos de Higiene Bucal e Uso dos Serviços Odontológicos em Estudantes de Escolas Públicas do Município de Campina Grande, Paraíba
Palabras clave:
Saúde Bucal. Higiene Bucal. Saúde do Adolescente. Acesso aos Serviços de Saúde.Resumen
Hábitos de higiene bucal e uso dos serviços odontológicos foram avaliados em estudantes de escolas públicas do Município de Campina Grande, Paraíba. A amostra, do tipo probabilística, compreendeu 873 escolares, com 9, 12 e 15 anos, aleatoriamente selecionados, sendo 446 do sexo masculino e 427 do feminino, e o instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário específico. Os dados foram organizados e tabulados com o auxílio do Software Epi-Info 3.4 e submetidos à análise estatística, através do Teste do Qui-quadrado (p<0,05). Com relação à escovação dentária, 98,1% afirmaram escovar os dentes diária ou regularmente, porém 0,5% reportaram utilizar o fio dental. Apenas 27,5% já haviam participado de palestras educativas, 56,1% realizaram escovação supervisionada e 67,0% não haviam feito aplicação tópica de flúor. Verificou-se associação entre o sexo e a frequência de escovação (P=0,028) e entre a idade e a frequência de escovação (P=0,000). Um percentual de 72,9% da amostra já havia ido ao cirurgião-dentista, sendo o serviço público o local de maior procura (90,9%). Em relação ao tempo da consulta, 55,3% afirmaram ter ido ao cirurgião-dentista entre 12 e 24 meses, sendo a dor o principal motivo da consulta. Conclui-se que a frequência de escovação foi alta, porém, o uso do fio dental mostrou-se reduzido. A maioria dos escolares já havia visitado o cirurgião-dentista. Na maioria dos casos o serviço público foi o local de atendimento e o tempo da última consulta mostrou-se superior a 12 meses.Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.