Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco
Keywords:
Evasão do Paciente. Continuidade da Assistência ao Paciente. Prematuro. Recém-Nascido de Baixo Peso. Asfixia Neonatal.Abstract
O presente estudo verificou os motivos para a evasão do serviço de Follow-up de Recém-Nascidos de Risco do HU – Centro de Atenção à Saúde (CAS) /UFJF, além de traçar o perfil das famílias e crianças evadidas. Foi realizado um levantamento nos prontuários do programa, identificando-se a evasão de 161 crianças. Seus prontuários foram analisados na busca de dados sobre condições de nascimento, intercorrências no período neonatal, idade na evasão e tempo de seguimento, e situação socioeconômica. Foi feito contato telefônico com as famílias para aplicação de questionário acerca dos motivos para a evasão, opinião e acesso ao serviço. As crianças acompanhadas apresentaram altos índices de intercorrências perinatais com risco potencial de alterações futuras no desenvolvimento neuropsicomotor. A idade média na evasão foi de 14,73 meses e o tempo de acompanhamento de 11,39 meses. Apenas 42 famílias puderam ser contatadas por problemas de dados desatualizados no prontuário. Destas, 47,62% relataram dificuldade de acesso e 11,90% insatisfação com o serviço. Os principais motivos para evasão foram acompanhamento em outro serviço, não remarcação de consulta após uma falta e o fato de a família não julgar necessário o acompanhamento. Neste tipo de serviço, deve-se dedicar maior atenção para o esclarecimento dos pais sobre a importância do acompanhamento de seus filhos e deve haver uma sistemática mais eficaz de busca ativa das crianças ausentes e de identificação de situações que dificultem o acesso da criança e seus familiares ao serviço.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.