Condição bucal de gestantes: implicações na idade gestacional e peso do recém-nascido.

Autores

  • Thalita de Almeida Miana
  • Aline da Silva Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rosangela Almeida Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Renata Tolêdo Alves Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Cárie dentária, Periodontite, Gestantes, Recém-nascido prematuro, Recém-nascido de baixo peso.

Resumo

Este estudo retrospectivo verificou a associação entre condição bucal de gestantes e idade gestacional e peso ao nascimento de seus filhos. Os dados foram coletados dos prontuários clínicos das díades (Gestantes/Bebês) assistidas em Instituição de Ensino Superior. Para as gestantes, foram registrados dados demográficos, socioeconômicos, história gestacional, e índices CPO-D e CPITN. Para os bebês, os registros incluíram idade gestacional e peso ao nascimento. Utilizou-se análise estatística descritiva e cálculo da razão de chance (Odds-Ratio) para expressar a associação entre condição bucal e idade gestacional e/ou peso ao nascimento. A amostra de 83 gestantes/bebês foi dividida em dois grupos. O Grupo 1 incluiu 59 gestantes/bebês a termo com peso normal. O Grupo 2 incluiu 24 gestantes/bebês prematuros e/ou de baixo peso. Maiores frequências foram encontradas para a alta gravidade de cárie dentária (31%) e grau leve de doença periodontal (65%). A presença de cárie ativa (P=0,167) e de bolsa periodontal (P=0,677) não se associou à prematuridade e/ou baixo peso ao nascer. A alta prevalência de cárie dentária e doença periodontal determinada neste grupo de gestantes não se associou ao nascimento prematuro e/ou de baixo peso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Silva Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Universidade Federal de  Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil. 

Rosangela Almeida Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora, Professora Titular da Disciplina Odontopediatria do Departamento de Odontologia Social e Infantil da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de  Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil.

Renata Tolêdo Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora, Professora Substituta da Disciplina Odontopediatria do Departamento de Odontologia Social e Infantil da Faculdade de Odontologia.

Downloads

Publicado

2011-02-08

Como Citar

1.
Miana T de A, Oliveira A da S, Ribeiro RA, Alves RT. Condição bucal de gestantes: implicações na idade gestacional e peso do recém-nascido. HU Rev [Internet]. 8º de fevereiro de 2011 [citado 29º de março de 2024];36(3). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1004

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)