Análise da conduta ética do pediatra frente a crianças vítima de maus tratos

Autores

  • Augusto Aurélio de Carvalho
  • Ronaldo Seichi Wada
  • Luiz Francesquini Júnior
  • Eduardo Daruge Júnior
  • Telmo Oliveira Bittar
  • Luiz Renato Paranhos

Palavras-chave:

Violência. Criança. Medicina Legal.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é avaliar o conhecimento do pediatra acerca das responsabilidades e condutas éticas, em relação ao indivíduo infantil vítima de maus tratos e abuso. Foi elaborado um questionário semi-estruturado contendo questões relativas ao tempo de formação profissional, identificação da faculdade, preparo do profissional para atender crianças vítimas de maus tratos, os principais tipos de agressões identificados, conhecimentos das penalidades e das atitudes a serem tomadas após constatação da violência infantil. Foram distribuídos 270 questionários a pediatras que atuam nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Cáceres. Dos 270 questionários enviados, apenas 96 retornaram devidamente respondidos (35,5%). Dos pediatras consultados, 50 eram do sexo feminino e 46 do masculino, sendo que 63% dos consultados tinham mais de 10 anos de formado. Destes, 55% já tinham atendido crianças com características de maus tratos, tendo descrito os sinais e sintomas mais comuns: hematomas, sangramento vaginal e anal, medo excessivo, fraturas, agressividade, cicatrizes pelo corpo, mau desempenho nas atividades escolares, comprometimento nutricional, gagueira, queimaduras e crise convulsiva. Um percentual significativo dos pediatras entrevistados não apresenta condições de receber, avaliar e encaminhar as vítimas de maus tratos infantis, havendo a necessidade de maior treinamento com educação continuada na área médico-legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Seichi Wada

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia, Piracicaba, SP

Luiz Francesquini Júnior

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia, Piracicaba, SP

Eduardo Daruge Júnior

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia, Piracicaba, SP

Telmo Oliveira Bittar

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia, Piracicaba, SP

Luiz Renato Paranhos

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia, Piracicaba, SP. Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-02-08

Como Citar

1.
Carvalho AA de, Wada RS, Francesquini Júnior L, Daruge Júnior E, Bittar TO, Paranhos LR. Análise da conduta ética do pediatra frente a crianças vítima de maus tratos. HU Rev [Internet]. 8º de fevereiro de 2011 [citado 25º de abril de 2024];36(3). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1053

Edição

Seção

Artigos Originais