Formação de professores de inglês e projetos sociais

uma proposta de experimento didático formativo

Autores

  • Ana Carolina Guerreiro Piacentini Universidade Estadual de Londrina
  • Michele Salles El Kadri

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2022.v23.38519

Resumo

Os projetos sociais surgem como uma tentativa de minimizar as diferenças entre o setor público e privado, oferecendo atividades complementares multidisciplinares para a formação de seus participantes, entre elas, aulas de inglês. A partir da experiência de uma das pesquisadoras como professora de inglês voluntária em projetos sociais, foi identificada a falta de preparo dos professores para atuar neste contexto, bem como a ausência de pesquisas que se referem à formação de professores de inglês em contextos de vulnerabilidade social. A fim de suprir tais lacunas, foi criado um Experimento Didático Formativo (SFORNI, 2015) para professores de língua inglesa atuantes em projetos sociais com o objetivo de preparar os professores para entender o contexto social em que estão inseridos e elencar os conhecimentos necessários para atuação em contextos de vulnerabilidade social. O referencial teórico que embasa esta pesquisa são estudos referentes ao papel dos projetos sociais (NASCIMENTO, 2011) (BONFIM, 2010), a perspectiva de justiça social para a educação (BELL, 2016), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000) e o Experimento Didático Formativo (SFORNI, 2015) (AQUINO, 2014). Esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo apresentar a proposta de um Experimento Didático Formativo para a formação de professores em contextos de vulnerabilidade social. Apontamos que o produto educacional tem potencial para iniciar a preparação dos professores para este contexto, porém ressaltamos a necessidade de estudos longitudinais para avaliar o desenvolvimento de professores.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos