O "Eu preciso levar para algum lugar":
experiências de produção de artigo acadêmico em eventos de letramento de publicização
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v24.38343Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, Eventos de letramento, Práticas de letramento, Artigo acadêmicoResumo
Neste artigo, objetiva-se analisar os significados atribuídos à produção de artigo acadêmico demandada em eventos de letramento de publicização, por licenciandos de um curso de Letras: Língua Portuguesa, de uma universidade federal brasileira. Fundamenta-se na articulação entre os pressupostos teóricos dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 2019) e as noções de gênero discursivo e de esfera da atividade humana (BAKHTIN, 2007). Metodologicamente, a pesquisa desenvolve-se no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, FABRÍCIO, 2019), tendo classificação híbrida, do tipo exploratória (GIL, 1999) e experiencial (MICCOLI, 2014). Os dados, gerados remotamente, via Google Meet, dizem respeito a registros de entrevistas semiestruturadas (ABRAHÃO, 2006) realizadas individualmente com três licenciandos do curso de Letras: Língua Portuguesa, que compõem um banco de dados de uma pesquisa mais ampla. Os resultados revelam que as experiências de produção de artigos acadêmicos em eventos de letramento de publicização “eu preciso levar para algum lugar” acontecem por iniciativa própria do licenciando, seja para cumprir com o quantitativo de publicações para manutenção de bolsas de estudo, seja para cumprir com os critérios necessários para a finalização do curso, seja ainda para divulgar uma pesquisa realizada em uma disciplina do curso. Conclui-se que, possivelmente, mesmo que os licenciandos participem com frequência de eventos de publicização, ainda há a necessidade de desenvolverem mais autonomia e iniciativa para participarem desse tipo de evento de letramento, bem como de compreenderem as questões de poder e de identidade que subjazem à produção de artigos acadêmicos