O uso de poemas brasileiros no ensino de PLE

um recurso para trabalhar interculturalidade e contexto histórico

Autores

  • Gabriela Viol Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v21.35123

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira (PLE)., Interculturalidade., Poema, Letramento Crítico

Resumo

Considerando a importância do uso de diferentes gêneros textuais no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), este trabalho focalizou a utilização de um gênero literário pouco presente nos materiais contemporâneos de ensino de nossa língua e cultura: o poema. As abordagens e os métodos de ensino de línguas estrangeiras, muitas vezes engessados, devem se flexibilizar e se abrir para a inserção desse gênero no processo de ensino-aprendizagem, pois sua especificidade de forma e conteúdo pode ser um insumo relevante para o desenvolvimento do aprendizado da língua e da cultura alvo pelo aluno estrangeiro. Assim, o objetivo deste estudo foi demonstrar como alguns poemas podem ser utilizados para trabalhar questões culturais brasileiras de forma crítica e contextualizada. Para isso, selecionamos, na internet, um corpus formado por poemas escritos por autores brasileiros sobre diferentes visões de Brasil no decorrer dos anos. Em seguida, analisamos sua configuração, com especial atenção para seu conteúdo, refletimos como poderiam ser abordados e trabalhados em sala de aula de PLE para promover uma aproximação entre a realidade do estudante estrangeiro e a realidade brasileira. Com as nossas reflexões e pesquisas, percebemos a importância da criação de um material sensível aos alunos e que complemente o livro didático. Além disso, concluímos que os poemas são ricos materiais para trabalhar a partir de uma perspectiva intercultural e para promover um letramento crítico, em que o aluno tem um papel agentivo em seu ensino.

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Publicado

2022-03-17

Edição

Seção

Artigos