A retextualização como recurso didático-discursivo:

uma análise da BNCC

Autores/as

  • Ilderlândio Nascimento UFRN
  • Verônica Medeiros Pereira UFRN
  • Ana Maria Santos de Araújo UFRN

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v24.38550

Resumen

A retextualização, enquanto fenômeno da linguagem humana, é um procedimento dinâmico e complexo, que mobiliza leitura/escuta, compreensão e escrita de textos nas práticas discursivas. Com isso, destaca-se a relevância de sua utilização enquanto recurso didático-discursivo nas práticas de ensino em sala de aula. Assim, este estudo objetiva investigar o tratamento dado à retextualização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais especificamente, visa compreender como a retextualização aparece enquanto proposta de ensino de texto na BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e uma perspectiva de análise interpretativista da BNCC, cotejando com leituras teóricas que fundamentam a investigação, entre outras, Bakhtin (2011a; 2011b), Geraldi (2015), Antunes (2003; 2009), Marcuschi (2001), Matencio (2002), Dell’isola (2007). A análise mostra certa flutuação terminológica utilizada pela BNCC para se referir ao processo de criação de um texto a partir da leitura e compreensão de outro(s) texto(s)-base. Além disso, constata-se que, na proposta voltada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a BNCC não utiliza a terminologia mais corrente, a saber, retextualização, sinalizando, possivelmente, a ausência de uma ancoragem teórica advinda dos estudos do texto enquanto objeto de ensino. Assim, a concepção de retextualização aparece de forma implícita, principalmente nas propostas de produção de textos relacionadas à mudança da modalidade oral para escrita, como também da escrita para a oral.

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Biografía del autor/a

Verônica Medeiros Pereira, UFRN

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Ana Maria Santos de Araújo, UFRN

Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicado

2023-08-01

Número

Sección

Artigos