A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO DE CAPÍTULO DO LIVRO “SE LIGA NA LÍNGUA” PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v24.38528Palabras clave:
atividades didáticas, bncc, livro didático, prática de análise linguísticaResumen
O advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018) promoveu uma reorganização na produção de materiais didáticos em todas as áreas de ensino, incluindo a Língua Portuguesa. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo verificar em que medida as atividades do livro didático “Se Liga na Língua” contemplam a prática de Análise Linguística. Para a análise, foram utilizados os trabalhos de Bezerra e Reinaldo (2013) e suas proposições sobre atividades conservadoras, conciliadoras e inovadoras, bem como o trabalho de Mendonça (2006), que prevê critérios para efetivação da Prática de Análise Linguística (PAL) em atividades didáticas. Após a análise, observamos que o livro didático “Se Liga na Língua” não contempla, em certa medida, em suas atividades a Prática de análise linguística, o que contraria, de certa forma, sua proposta, centrando a abordagem em uma tendência conservadora e desconectadas da ideia de estudo dos gêneros textuais, conforme os capítulos do livro indicam.