Uma abordagem semântico-argumentativa dos operadores da argumentação a partir da Carta do Leitor
uma proposta didático-metodológica para o ensino da escrita argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2022.v22.35078Palabras clave:
Argumentação, Carta do leitor, Modelo didático, Produção textualResumen
O presente artigo visa apresentar uma sugestão didático-metodológica para se trabalhar os operadores argumentativos, a partir do estudo do gênero discursivo Carta do leitor. Partindo das perspectivas atuais de letramentos e da sequência didática como ferramenta metodológica para o trabalho com esse gênero, a metodologia aqui utilizada foi a pesquisa de intervenção pedagógica de cunho qualitativo. O percurso teórico passa pelos estudos de Bakhtin (1997 [2003]) que apresenta os gêneros do discurso como atividade de interação, Bronckart (2012) para o estudo de gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem, além de outros estudiosos, como Ducrot (1989), Koch e Travaglia (1996), Marcuschi (2008), Plantin (2008) e Koch (2011). Dessa forma, o estudo aqui exposto joga luz em uma dificuldade presente nas aulas de língua portuguesa: a escrita argumentativa, por isso apresentamos uma sugestão de atividade nessa direção, vez que a argumentação é uma atividade inerente à condição humana.