A escrita no contexto universitário:

perspectivas para o letramento acadêmico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2020.v19.27508

Palabras clave:

Letramento Acadêmico. Gêneros Discursivos. Ensino.

Resumen

Diversos são os trabalhos que têm proposto, no contexto atual, a discussão da leitura e escrita no espaço universitário, buscando compreender o processo de apropriação da palavra de outrem.  Nesse trabalho, agasalhamos concepção de escrita como um processo em que os alunos são formados para a pesquisa, situando-se num processo de agenciamento de escrita de pesquisa em formação. Assim, procuraremos traçar uma contextualização da importância epistemológica da concepção sociossemiótica e da concepção de letramento e suas implicações para o contexto acadêmico. Trazemos uma discussão sobre a escrita no espaço universitário, vinculando a discussão a partir de nossa experiência de ensino e pesquisa desenvolvida em programa institucional de apoio acadêmico à alunos de graduação. Nessa direção, indicamos os projetos de letramento como alternativa para o desenvolvimento de um trabalho contextualizado com os gêneros discursivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo- Campus São Mateus. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Ensino e Práticas Culturais. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS (2014). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Graduada em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Possui formação no Magistério com habilitação para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como professora da Educação Infantil, como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como coordenadora de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba e na Faculdade Cenecista de Capivari. Foi professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Capivari e professora da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relações de Ensino, Educação Especial, Alfabetização, Estágio Supervisionado atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Desenvolvimento humano e Aprendizagem, Formação de Professores, Educação Fundamental, Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem, Prática de Ensino, Dificuldades de Aprendizagem, Alfabetização, Estágio Supervisionado.

Publicado

2020-12-31

Número

Sección

Artigos