A escrita no contexto universitário:
perspectivas para o letramento acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2020.v19.27508Palabras clave:
Letramento Acadêmico. Gêneros Discursivos. Ensino.Resumen
Diversos são os trabalhos que têm proposto, no contexto atual, a discussão da leitura e escrita no espaço universitário, buscando compreender o processo de apropriação da palavra de outrem. Nesse trabalho, agasalhamos concepção de escrita como um processo em que os alunos são formados para a pesquisa, situando-se num processo de agenciamento de escrita de pesquisa em formação. Assim, procuraremos traçar uma contextualização da importância epistemológica da concepção sociossemiótica e da concepção de letramento e suas implicações para o contexto acadêmico. Trazemos uma discussão sobre a escrita no espaço universitário, vinculando a discussão a partir de nossa experiência de ensino e pesquisa desenvolvida em programa institucional de apoio acadêmico à alunos de graduação. Nessa direção, indicamos os projetos de letramento como alternativa para o desenvolvimento de um trabalho contextualizado com os gêneros discursivos.