Análise linguística na escola: relato de experiência sobre o ensino de Gramática na sala de aula do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2022.v23.38552Palavras-chave:
Análise linguística, Ensino, Gramática, Relato de experiência, EstágioResumo
O presente texto é resultado de uma experiência de estágio desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora sobre a análise linguística na escola e o ensino de Gramática nas salas de aula do Ensino Fundamental. Nesse sentido, para que os objetivos possam ser cumpridos, observou-se, primeiramente, as noções acerca do surgimento da Gramática, como em Suassuna (2020) e Geraldi (1984). Além disso, ao longo do texto, notou-se a necessidade de se discutir os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como um mecanismo de alteração e de inserção da análise linguística nas salas de aula e a busca por atualização por parte do professor (TRAVAGLIA, 2004), bem como a questão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a sua efetividade com relação ao ensino de Gramática. Os resultados do relato de experiência dizem respeito a desafios para o ensino de gramática numa perspectiva produtiva e reflexiva, além do incentivo à formação continuada de professores, haja vista as experiências observadas no estágio supervisionado. Sendo assim, o objetivo deste trabalho não foi o de criar um julgamento/crítica das aulas de estágio que foram observadas, mas sim de pensar e de refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa durante e após a publicação da BNCC.