O "Eu preciso levar para algum lugar":

experiências de produção de artigo acadêmico em eventos de letramento de publicização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v24.38343

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Eventos de letramento, Práticas de letramento, Artigo acadêmico

Resumo

Neste artigo, objetiva-se analisar os significados atribuídos à produção de artigo acadêmico demandada em eventos de letramento de publicização, por licenciandos de um curso de Letras: Língua Portuguesa, de uma universidade federal brasileira. Fundamenta-se na articulação entre os pressupostos teóricos dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 2019) e as noções de gênero discursivo e de esfera da atividade humana (BAKHTIN, 2007). Metodologicamente, a pesquisa desenvolve-se no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, FABRÍCIO, 2019), tendo classificação híbrida, do tipo exploratória (GIL, 1999) e experiencial (MICCOLI, 2014). Os dados, gerados remotamente, via Google Meet, dizem respeito a registros de entrevistas semiestruturadas (ABRAHÃO, 2006) realizadas individualmente com três licenciandos do curso de Letras: Língua Portuguesa, que compõem um banco de dados de uma pesquisa mais ampla. Os resultados revelam que as experiências de produção de artigos acadêmicos em eventos de letramento de publicização “eu preciso levar para algum lugar” acontecem por iniciativa própria do licenciando, seja para cumprir com o quantitativo de publicações para manutenção de bolsas de estudo, seja para cumprir com os critérios necessários para a finalização do curso, seja ainda para divulgar uma pesquisa realizada em uma disciplina do curso. Conclui-se que, possivelmente, mesmo que os licenciandos participem com frequência de eventos de publicização, ainda há a necessidade de desenvolverem mais autonomia e iniciativa para participarem desse tipo de evento de letramento, bem como de compreenderem as questões de poder e de identidade que subjazem à produção de artigos acadêmicos

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Biografia do Autor

Danielly Thaynara da Fonseca Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2018), especialização em Linguística Aplicada a educação pela Faculdade Faveni - Faculdade Venda Nova do Imigrante (2020). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos acadêmicos; escrita; citação na publicação de textos. Já participou do projeto PIBID (2015); do PIBIC 2015-2017, assim como atuou dois anos (2018-2020) como professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino da Paraíba

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto IV da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Ensino de Línguas e Formação Docente. É uma das coordenadoras do Laboratório de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos (LETA), na UFCG. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, abordagens de ensino de escrita acadêmica, gêneros acadêmicos escritos.

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Publicado

2023-08-01

Edição

Seção

Artigos