A escrita no contexto universitário:

perspectivas para o letramento acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2020.v19.27508

Palavras-chave:

Letramento Acadêmico. Gêneros Discursivos. Ensino.

Resumo

Diversos são os trabalhos que têm proposto, no contexto atual, a discussão da leitura e escrita no espaço universitário, buscando compreender o processo de apropriação da palavra de outrem.  Nesse trabalho, agasalhamos concepção de escrita como um processo em que os alunos são formados para a pesquisa, situando-se num processo de agenciamento de escrita de pesquisa em formação. Assim, procuraremos traçar uma contextualização da importância epistemológica da concepção sociossemiótica e da concepção de letramento e suas implicações para o contexto acadêmico. Trazemos uma discussão sobre a escrita no espaço universitário, vinculando a discussão a partir de nossa experiência de ensino e pesquisa desenvolvida em programa institucional de apoio acadêmico à alunos de graduação. Nessa direção, indicamos os projetos de letramento como alternativa para o desenvolvimento de um trabalho contextualizado com os gêneros discursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo- Campus São Mateus. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Ensino e Práticas Culturais. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS (2014). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Graduada em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Possui formação no Magistério com habilitação para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como professora da Educação Infantil, como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como coordenadora de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba e na Faculdade Cenecista de Capivari. Foi professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Capivari e professora da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relações de Ensino, Educação Especial, Alfabetização, Estágio Supervisionado atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Desenvolvimento humano e Aprendizagem, Formação de Professores, Educação Fundamental, Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem, Prática de Ensino, Dificuldades de Aprendizagem, Alfabetização, Estágio Supervisionado.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos