Exú nas escolas

educação antirracista e entrelugares da branquitude na teoria da história ensinada

Autores

  • João Eudes Alexandre Sousa Júnior SEDUC/CE

Palavras-chave:

História ensinada, Antirracismo, Branquitude

Resumo

Este artigo destaca a importância da consciência histórica e da educação antirracista na formação de professores e critica o ensino de História eurocentrado. Objetiva-se evidenciar a permanência da mentalidade colonizada através do negacionismo aplicado às relações étnico-raciais nos ambientes formais de ensino. A metodologia buscou evidenciar carências de orientação dos sujeitos respondentes quanto à falta de empatia histórica e alteridade, por meio do uso de questionário estruturado, orientado por uma leitura qualitativa das fontes. Concluiu-se que a história ensinada tem papel fundamente na educação antirracista e contra-hegemônica em função da reconfiguração do lugar da branquitude na ética da responsabilidade.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

(1)
Sousa Júnior, J. E. A. Exú Nas Escolas: Educação Antirracista E Entrelugares Da Branquitude Na Teoria Da história Ensinada. FDC 2024, 10.