Diálogos intermidiáticos em games
Recepções do Medievo em um estudo de caso no jogo Apocalipsis: Harry at the end of the world
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2021.v7.32311Palabras clave:
videogames, intermidialidade, retrolugaresResumen
O objetivo desta investigação é analisar comparativamente algumas capturas de tela do videogame Apocalipsis: Harry at the end of the world com imagens oriundas dos séculos XV – XVI (ou seja, a construção dos desenvolvedores com as fontes originais), tais como xilogravuras de Michael Wolgemut, Albrecht Durer e pinturas de Hieronymus Bosch e Pieter Bruegel, o Velho que podem ter servido de inspiração para a estética do jogo, procurando perceber onde os desenvolvedores fizeram adaptações na busca da criação de algo novo, o que eles recepcionaram, relacionando história e videogame via imagem. Para isso, nosso embasamento teórico partirá de leituras de Umberto Eco sobre a presença da Idade Média hoje, no conceito de intermidialidade exposto por Claus Clüver e no conceito de retrolugares proposto por Alberto Venegas Ramos.
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