História pública, gênero e raça: reflexões teóricas a partir do ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.34019/2359-4489.2023.v9.40332Palavras-chave:
Ensino de história, Gênero, História PúblicaResumo
Este artigo consiste em uma reflexão historiográfica abordando as questões de gênero, raça e história pública imbricadas ao ensino de história. Nesse caminho, a discussão problematiza as vertentes do ensino de história relacionada as histórias públicas e aos debates recentes de gênero e raça. Assim, destacam-se as produções de negacionismos, supressão do debate de temas sensíveis, silenciamento da epistemologia científica do trabalho dos/das historiadores e historiadoras, das bricolagens que atravessam o ensino de história e dos desafios à prática professoral atual. Por fim, realocamos os desafios colocados à pratica dos/das professores/professoras no Brasil percebendo e refletindo sobre essas questões latinamente.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, C. F. (2018). Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, 32(93), 127-149. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180035.
CERTEAU, Michel. A Escrita da história; tradução de Maria de Lourdes Menezes; *revisão técnica [de] Arno Vogel. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CERTEAU, Michel. A invenção do Cotidiano. 1: Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. Revista Brasileira de História [online]. 2008, v. 28, n. 55 [Acessado 14 junho 2022], pp. 153-170. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-01882008000100008>. Epub 28 Jul 2008. ISSN 1806-9347. https://doi.org/10.1590/S0102-01882008000100008.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. 2. ed. São Paulo. Perspectiva. 1995.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber, tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.
MAUAD, Ana Maria. O carnaval da história pública. In: ALMEIDA, Juniele R.; MENESES, Sônia (org.). História pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018. p. 227-235.
MATTOS, Hebe. ABREU, Martha. História como performance: jongos, quilombos e a memória do tráfico ilegal de escravizados africanos. In: MAUAD, Ana Maria. ALMEIDA, Juniele R. SANTHIAGO, Ricardo (orgs.).: História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. Pp. 221-236.
PELÚCIO, L. (2014). Traduções e torções ou o que se quer dizer quando dizemos queer no Brasil? Revista Periódicus, 1(1), 68–91. https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10150.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
PERROT, Michelle. ESCREVER UMA HISTÓRIA DAS MULHERES: relato de uma experiência. In: Dossiê “História das Mulheres no Ocidente. Cadernos Pagu, [s. l], p. 9-28, 1995.
PENNA, Fernando e SILVA, Renata. As operações que tornam a História pública: a responsabilidade pelo mundo e o ensino de História. In: MAUAD, Ana Maria. ALMEIDA, Juniele R. SANTHIAGO, Ricardo (orgs.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. Pp. 195-206.
PINSKY, Carla Bassanezi. Estudos de Gênero e História Social. Revista Estudos Feministas., Florianópolis, p. 159-189, 2019.
RÜSEN, J. Razão histórica: teoria da história; os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Ed. UNB, 2001.
RIBEIRO, Renilson Rosa; SANTOS, Amauri J. da Silva. Historiografia escolar e historiografia acadêmica: relações possíveis na produção do conhecimento sobre ensinar e aprender História. In: Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. ed. [e-book]. / Organizadores: Juliana Alves de Andrade e Nilton Mullet Pereira – São Leopoldo: Oikos, 2021.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica*. Educação & Realidade, [s. l], v. 15, n. 2, p. 71-99, 1995.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado. Contribuição à Semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2006.
KALLÁS, Ana Lima. Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história. Revista História Hoje, V. 6, Nº 12,, [s. l], p. 130-157, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Teófilo Primo Correia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.