História pública, gênero e raça: reflexões teóricas a partir do ensino de história

Autores

  • Teófilo Primo Correia Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2023.v9.40332

Palavras-chave:

Ensino de história, Gênero, História Pública

Resumo

Este artigo consiste em uma reflexão historiográfica abordando as questões de gênero, raça e história pública imbricadas ao ensino de história. Nesse caminho, a discussão problematiza as vertentes do ensino de história relacionada as histórias públicas e aos debates recentes de gênero e raça. Assim, destacam-se as produções de negacionismos, supressão do debate de temas sensíveis, silenciamento da epistemologia científica do trabalho dos/das historiadores e historiadoras, das bricolagens que atravessam o ensino de história e dos desafios à prática professoral atual. Por fim, realocamos os desafios colocados à pratica dos/das professores/professoras no Brasil percebendo e refletindo sobre essas questões latinamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTENCOURT, C. F. (2018). Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, 32(93), 127-149. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180035.

CERTEAU, Michel. A Escrita da história; tradução de Maria de Lourdes Menezes; *revisão técnica [de] Arno Vogel. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CERTEAU, Michel. A invenção do Cotidiano. 1: Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. Revista Brasileira de História [online]. 2008, v. 28, n. 55 [Acessado 14 junho 2022], pp. 153-170. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-01882008000100008>. Epub 28 Jul 2008. ISSN 1806-9347. https://doi.org/10.1590/S0102-01882008000100008.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. 2. ed. São Paulo. Perspectiva. 1995.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber, tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.

MAUAD, Ana Maria. O carnaval da história pública. In: ALMEIDA, Juniele R.; MENESES, Sônia (org.). História pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018. p. 227-235.

MATTOS, Hebe. ABREU, Martha. História como performance: jongos, quilombos e a memória do tráfico ilegal de escravizados africanos. In: MAUAD, Ana Maria. ALMEIDA, Juniele R. SANTHIAGO, Ricardo (orgs.).: História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. Pp. 221-236.

PELÚCIO, L. (2014). Traduções e torções ou o que se quer dizer quando dizemos queer no Brasil? Revista Periódicus, 1(1), 68–91. https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10150.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

PERROT, Michelle. ESCREVER UMA HISTÓRIA DAS MULHERES: relato de uma experiência. In: Dossiê “História das Mulheres no Ocidente. Cadernos Pagu, [s. l], p. 9-28, 1995.

PENNA, Fernando e SILVA, Renata. As operações que tornam a História pública: a responsabilidade pelo mundo e o ensino de História. In: MAUAD, Ana Maria. ALMEIDA, Juniele R. SANTHIAGO, Ricardo (orgs.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. Pp. 195-206.

PINSKY, Carla Bassanezi. Estudos de Gênero e História Social. Revista Estudos Feministas., Florianópolis, p. 159-189, 2019.

RÜSEN, J. Razão histórica: teoria da história; os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Ed. UNB, 2001.

RIBEIRO, Renilson Rosa; SANTOS, Amauri J. da Silva. Historiografia escolar e historiografia acadêmica: relações possíveis na produção do conhecimento sobre ensinar e aprender História. In: Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. ed. [e-book]. / Organizadores: Juliana Alves de Andrade e Nilton Mullet Pereira – São Leopoldo: Oikos, 2021.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica*. Educação & Realidade, [s. l], v. 15, n. 2, p. 71-99, 1995.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado. Contribuição à Semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2006.

KALLÁS, Ana Lima. Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história. Revista História Hoje, V. 6, Nº 12,, [s. l], p. 130-157, 2017.

Downloads

Publicado

2023-07-22

Como Citar

(1)
Primo Correia, T. História Pública, Gênero E raça: Reflexões teóricas a Partir Do Ensino De história. FDC 2023, 9, 74-88.