DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O GÊNERO RELATÓRIO CIENTÍFICO

DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50087

Resumen

Neste trabalho, analisamos as capacidades docentes desenvolvidas por professores de Física acerca do gênero textual relatório científico na Educação Básica, especialmente no âmbito da divulgação científica e das feiras de ciências. Como base teórica, recorremos aos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no que se refere aos gêneros textuais e aos saberes e capacidades docentes. Em relação à perspectiva metodológica, realizamos uma pesquisa-ação no ano de 2022, implementando um curso de extensão, de caráter crítico-reflexivo-colaborativo, voltado a professores atuantes na escola básica. A partir dele, constituímos um corpus composto por gravações realizadas durante as sessões reflexivas. Os dados, referentes a dois dos professores participantes, revelam indícios de desenvolvimento de capacidades docentes, especialmente aquelas relativas aos saberes de contexto, de aprendizagem autônoma, de avaliação, ao papel do professor e aos conteúdos. Assim, nos moldes em que foi desenvolvido, o curso se revela uma proposta potencial para a realização de formação continuada de professores de Física, tendo o gênero relatório científico como mediador das reflexões, de modo a fortalecer o conhecimento pedagógico e profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Aparecida da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre e doutora em Educação pela UFJF e licenciada em Física. Professora adjunta da UFJF. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Experimentais no Ensino de Ciências da Natureza – GEPPECIN.

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Aparecida da Silva, A. (2025). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O GÊNERO RELATÓRIO CIENTÍFICO: DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA. Educação Em Foco, 30(1), e30066. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50087

Número

Sección

Dossiê: 30 anos do PPGE