“DIE KINDER SOLLEN ERZOGEN WERDEN ZU TÜCHTIGEN, PRAKTISCHEN MENSCHEN”

AS ESCOLAS COMUNITÁRIAS TEUTO-BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45077

Resumo

O presente artigo aborda as práticas e materialidades pedagógicas no contexto das escolas comunitárias teuto-catarinenses, estabelecidas a partir da imigração alemã no século XIX, no sul do Brasil. Essas escolas se organizaram dentro do panorama educacional brasileiro do final do século XIX e início do XX, período marcado pela ausência de políticas públicas educacionais, infraestrutura escolar, professores bilíngues e materiais didáticos. Além dessas demandas, essas escolas atuaram como espaços de inserção dos imigrantes e seus descendentes na sociedade nacional, fomentando o sentimento de pertencimento étnico-identitário. O objetivo deste estudo é caracterizar o projeto educativo das escolas étnicas alemãs em Santa Catarina, a partir da identificação do jornal pedagógico Mitteilungen, que continha concepções pedagógicas e orientações de currículo e materiais didáticos. A análise se fundamenta na História Cultural, percebendo quais eram as representações do projeto educativo nas escolas no impresso citado. Esse estudo possibilita visibilizar e debater a educação formal no sul do Brasil, especialmente no estado catarinense, contribuindo para a construção de um panorama amplo da História da Educação na região sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Regia Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; docente  do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós-graduação em educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Valéria Contrucci de Oliveira Mailer, Arquivo Histórico José Ferreira da Silva - Blumenau/SC

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Rodrigues, C. R., & Contrucci de Oliveira Mailer, V. (2024). “DIE KINDER SOLLEN ERZOGEN WERDEN ZU TÜCHTIGEN, PRAKTISCHEN MENSCHEN”: AS ESCOLAS COMUNITÁRIAS TEUTO-BRASILEIRAS . Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29056. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45077