BRAILLE E SUAS PECULIARIDADES NO ENSINO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38651

Resumo

A leitura e a escrita possibilitam a comunicação de forma mais sistematizada. Surgem como uma conquista humana não apenas para registro de fatos, mas também como uma extensão da memória. Nesse sentido o sistema Braille vem cumprir seu papel quando insere a pessoa com deficiência visual no mundo das palavras, sendo o Braille, uma espécie de libertação intelectual. O presente artigo tem como objetivo discorrer acerca do sistema Braille e das técnicas que envolvem o processo de alfabetização das pessoas com deficiência visual. A educação inclusiva proporciona uma melhor convivência para o educando, que têm direito a este acesso para o seu desenvolvimento, e o método Braille é conteúdo essencial para que se faça valer este processo de ensino-aprendizagem, devendo-se ter a consciência de que para disponibilizar este acesso, é necessária uma forte preparação dos profissionais que estiverem comprometidos a lidar com a diversidade que existe na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Maria Molina Barbosa, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Educação, pela Universidade de São Paulo - USP; Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté - UNITAU; Especialista em atendimento Educacional Especializado - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP-SP

Denyse Moreira Guedes, Universidade Fernando Pessoa

Pós-Doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro/Portugal. Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais com Especialização em Serviço Social pela Universidade Fernando Pessoa, Porto/Portugal. Doutora em Direito Ambiental Internacional pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Especialista em Direito Penal pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP). Advogada. Assistente Social. Audiodescritora.

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo - USP

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação (EDF) e do Programa de Pós-graduação em Educação. Realizou estágio Pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto, Portugal. Atuou como professora visitante na Universidade do Porto, em Portugal, pelo Edital Print-Capes (2020 e 2021). Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

João Casqueira Cardoso, Universidade Fernando Pessoa

Doutorado em Direito pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. Professor associado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa - Portugal. Coordenador do Mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento da Universidade Fernando Pessoa. É Leitor da Cátedra UNESCO 812 Juventude, Educação e Sociedade, Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Barbosa, L. M. M., Guedes, D. M., Sofiato, C. G., & Cardoso, J. C. (2023). BRAILLE E SUAS PECULIARIDADES NO ENSINO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Educação Em Foco, 27(1), 27067. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38651

Edição

Seção

Artigos