APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA COM AÇÕES PARA O ENSINO INCLUSIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36814

Resumo

Este artigo refere-se a pesquisa realizada durante o Curso de Mestrado profissional entre 2019 e 2021, cujo objetivo principal foi analisar aspectos relacionados ao ensino inclusivo e formação docente entre membros de uma comunidade escolar. Partindo da análise de questionários aplicados a professores, gestores e famílias de alunos e, de observações com participação direta nas ações propostas para uma instituição pública de ensino básico, foi possível perceber aspectos relevantes acerca das formações docentes promovidas e do processo de construção coletiva de um Plano de Ação, baseado nos princípios da gestão democrática. O texto traz uma apresentação e discussão sobre os dados coletados em conjunto com um relato reflexivo sobre as ações desenvolvidas no âmbito da pesquisa. A construção do Plano de Ação para um projeto local evidenciou a importância da integração entre a escola e a comunidade como forma de promover a inclusão estimulando o senso de pertencimento e engajamento nos diferentes setores da instituição. Já as formações docentes trouxeram a percepção de como podem refletir no processo inclusivo, através das práticas dos professores e os desafios que os profissionais da educação, incluindo gestores, encontram no caminho da inclusão. Esses resultados confirmaram a hipótese inicial do estudo, mostrando que a visão da comunidade escolar com relação à inclusão influenciou o processo inclusivo da instituição, assim como essa mesma visão também sofreu influências das ações propostas nesse processo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Linhati de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda PPPG/UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Tatiane Negrini, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial/UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Oliveira, B. L. de, & Negrini, T. . (2022). APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA COM AÇÕES PARA O ENSINO INCLUSIVO. Educação Em Foco, 27(1), 27034. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36814

Edição

Seção

Artigos