FORMAÇÃO E PANDEMIA

LITERATURA E CADERNOS PEDAGÓGICOS DE UMA REDE MUNICIPAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36375

Resumo

Discute, à luz de estudos sob perspectiva materialista histórica, presença e ausência da literatura no ensino oferecido a estudantes das séries finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Serra (ES), durante o atípico ano letivo de 2020. Inicialmente, reivindica a importância do ensino da literatura na formação humana; a responsabilidade social na definição do currículo escolar; e a especificidade da escola e do trabalho docente. A seguir, analisa a presença e ausência do texto literário nos cadernos pedagógicos recentemente elaborados por profissionais da educação daquela rede e enviados aos alunos matriculados nas escolas, em um momento de distanciamento do lócus escolar, tanto por parte de estudantes quanto de professores, devido ao contexto de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, iniciada em março de 2020. Por fim, enfatiza a relevância do ensino da literatura na educação escolar, ainda que – ou principalmente – em contexto adverso. Nas considerações finais, sintetiza contradições constitutivas do processo educacional e, particularmente, do próprio ensino de literatura neste momento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia da Silva Moraes, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo

Mestra e doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, com bolsa de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), professora do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Serra, Serra/ES, Brasil.

Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação e professora na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Moraes, C. da S., & Dalvi, M. A. (2021). FORMAÇÃO E PANDEMIA: LITERATURA E CADERNOS PEDAGÓGICOS DE UMA REDE MUNICIPAL. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26066. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36375