PAULO FREIRE Y LA EDUCACIÓN POPULAR

LA OPORTUNIDAD DE RE-PENSAR Y TRANSFORMAR EL MUNDO EN EL QUE VIVIMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36148

Resumo

No ano em que comemoramos o centenário do nascimento de Paulo Freire (1921-2021), encontramo-nos imersos em diferentes problemáticas: humanitárias, sanitárias, políticas, sociais etc. Vivemos um momento turbulento de nossa história como seres humanos e é, talvez, o momento de repensar as contribuições da pedagogia de Paulo Freire como fonte de inspiração para a transformação de nossas sociedades. Assim, longe de sermos enganados pelo fatalismo e pela desesperança, preferimos repensar Freire. Ele nos deixou uma mensagem de esperança que afirma que o ser humano tem nas mãos as possibilidades de mudança e transformação. O educador brasileiro também nos alertou que a mudança, embora difícil, não é impossível. Pensamos que a Educação Popular, entendida como uma educação emancipatória que empodera as pessoas, pode ajudar a tomar consciência da nossa posição no mundo e pode ser um ponto de partida muito interessante para construir uma sociedade mais humana e amigável com todos os seres humanos.

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Biografia do Autor

Jorge Jimena Alcaide, Universidad Internacional de la Rioja

Es Doctor Cum Laude en Equidad e Innovación en Educación, Pedagogo y Maestro de Educación Primaria por la Universidad de Oviedo. Profesor de la UNIR. Universidad Internacional de la Rioja. España

María Verdeja, Universidad de Oviedo

Graduação e Doutorado em Pedagogia pela Universidade de Oviedo. Atualmente trabalho no
Faculdade de Formação e Educação de Professores como Professor Assistente Doutor em Departamento de Ciências da Educação (Área de Didática e Organização Escolar). Minhas principais linhas de pesquisa centram-se no estudo da pedagogia e no trabalho de Paulo Freire, os desafios da educação em contextos multiculturais, educação intercultural e atenção à diversidade cultural dos alunos a partir de uma abordagem educacional justiça inclusiva e social. Em minha atividade de pesquisa, publiquei artigos
relacionados a esses tópicos, alguns deles indexados em SCOPUS, ESCI (Emerging Sources Citation Index) ou Web of Science (WOS).

Mercedes Inda-Caro, Universidad de Oviedo. Principado de Asturias. España

Investigadora de la Universidad de Oviedo. Departamento de Ciencias de la Educación. Teoría e Historia de la Educación.

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Alcaide, J. J., Muñiz, M. V., & Inda-Caro, M. (2021). PAULO FREIRE Y LA EDUCACIÓN POPULAR: LA OPORTUNIDAD DE RE-PENSAR Y TRANSFORMAR EL MUNDO EN EL QUE VIVIMOS. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26047. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36148