ARISTÓTELES E PAULO FREIRE

ENTRE RUPTURAS E CONTINUIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36143

Resumo

O presente artigo ancora-se em uma ideia mais geral de que os diferentes paradigmas educacionais conversam entre si e estão interligados por uma perspectiva de que o campo da educação e da formação humana transitam entre rupturas e continuidades. Argumentamos sobre junções entre a filosofia aristotélica e a pedagogia freiriana para concluir que privilegiam o matiz ou a perspectiva societária, sem, entretanto, titubearem quanto à explicitação dos aspectos simbolizadores da educação como prática social, mas, também como aprimoramento ou verniz da personalidade individual. Concluímos, – depois de uma argumentação que enseja seguir pistas do pensamento antigo na pedagogia freiriana, – que Aristóteles, apostando na ideia do homem como animal político, nos impulsiona a atualizar as potencialidades humanas tendo em vista a felicidade, ou seja, a satisfação ética em meio à existência social e para realizar a proposta freiriana do “ser mais”.

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Biografia do Autor

Fausto dos Santos Amaral Filho, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Professor da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), professor pesquisador do PPGED da UTP.

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membra do Colegiado do PPGE-FaE-UFPel.

Alexandre Reinaldo Protásio, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutorando do PPGE-FaE-UFPel.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Amaral Filho, F. dos S., Afonso Oliveira, N., & Protásio, A. R. (2021). ARISTÓTELES E PAULO FREIRE: ENTRE RUPTURAS E CONTINUIDADES. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26053. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36143