O BRINCAR DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM OLHAR ETNOGRÁFICO

Autores

Resumo

Este artigo apresenta as descobertas de uma pesquisa etnográfica que objetivou investigar a forma como brincam as crianças na Educação Infantil de uma escola municipal de Nazaré da Mata, Estado de Pernambuco. Para a coleta de dados, recorreu-se à observação participante, ao diário de bordo e à entrevista semiestruturada. Os dados foram trabalhados por meio da análise de conteúdo e da triangulação, seguindo-se uma perspectiva analítico-descritiva que resultou na construção de um relato etnográfico, no qual descrevemos as brincadeiras vivenciadas no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Pereira Aprigio Silva, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco. Docente no curso de Pedagogia na Autarquia Educacional do Belo Jardim.

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2004). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2008-2011). Professora adjunta MO3 IV E da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Faculdade de Ciências da Administração - FCAP-UPE.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Silva, K. P. A., & Silva, M. de F. G. da . (2021). O BRINCAR DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR ETNOGRÁFICO. Educação Em Foco, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/29996

Edição

Seção

Artigos