Nhem, nhem, nhem, nhem A brincadeira com a linguagem como desvio no encontro dos bebês com os livros

Autores

  • Nazareth Salutto UFF
  • Sonia Kramer PUC - Rio

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-5246029168

Resumo

A linguagem, nas suas muitas dimensões, emerge como face das especificidades que atravessam e constituem o encontro dos bebês com os livros. A partir de um fragmento do campo de pesquisa, o artigo busca analisar o caráter da brincadeira com a linguagem como desvio no encontro dos bebês com os livros de literatura infantil, esses artefatos da cultura por vezes sacralizados e, por ser assim, postos a salvo da ação direita dos bebês. O texto focaliza o caráter da linguagem enquanto brincadeira, expressão e modo de ser e estar no mundo, revelando sutilezas do jogo estabelecido pelo bebê no seu processo de inserção, participação e apropriação da cultura que lhe é dada a conhecer. Fundamentam essa discussão Buber (1949, 1974), Benjamin (2011), Heller-Rozen (2010), entre outros autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

Salutto, N., & Kramer, S. (2019). Nhem, nhem, nhem, nhem A brincadeira com a linguagem como desvio no encontro dos bebês com os livros. Educação Em Foco. https://doi.org/10.22195/2447-5246029168

Edição

Seção

Artigos