Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20012Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Metáforas, Teoria da Argumentação.Resumo
Segundo a Teoria da Argumentação, metáforas fundamentais consistem em associações oriundas do mundo físico que têm caráter balizador da percepção. Este artigo discute metáforas fundamentais na educação, focalizando metáforas da tecnologia. Em particular, analisa as metáforas do Lego e puzzle, associadas à recontextualização de artefatos e concepções da computação na educação a partir, por exemplo, das noções de Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos. Propõe que essas imagens refletem a fragmentação e desumanização de processos educacionais associadas à automação, e sugere a criação de um mosaico como uma metáfora mais adequada ao pensar e fazer educacionais que acomodam o humano em sua multiplicidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-24
Como Citar
Lemgruber, M., & Ferreira, G. (2018). Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional. Educação Em Foco, 23(1), 15–38. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.