Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20012Palabras clave:
Tecnologia Educacional, Metáforas, Teoria da Argumentação.Resumen
Segundo a Teoria da Argumentação, metáforas fundamentais consistem em associações oriundas do mundo físico que têm caráter balizador da percepção. Este artigo discute metáforas fundamentais na educação, focalizando metáforas da tecnologia. Em particular, analisa as metáforas do Lego e puzzle, associadas à recontextualização de artefatos e concepções da computação na educação a partir, por exemplo, das noções de Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos. Propõe que essas imagens refletem a fragmentação e desumanização de processos educacionais associadas à automação, e sugere a criação de um mosaico como uma metáfora mais adequada ao pensar e fazer educacionais que acomodam o humano em sua multiplicidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-07-24
Cómo citar
Lemgruber, M., & Ferreira, G. (2018). Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional. Educação Em Foco, 23(1), 15–38. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20012
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.