PRODUÇÃO ORAL E AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL EM LETRAS

 A APRESENTAÇÃO DO PÔSTER NOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50583

Resumen

Apresentamos os resultados de um projeto que buscou analisar a apropriação do gênero apresentação oral de pôster, por graduandos em Letras, em uma prática sistematizada de ensino de gêneros orais em contexto acadêmico. Vinculamo-nos ao Interacionismo Sociodiscursivo e aos Novos Estudos do Letramento, que ressaltam os aspectos socioculturais da linguagem, a partir dos quais discutimos as práticas sociais de linguagem e suas relações com a apropriação de gêneros em contexto de ensino. Como metodologia, foram desenvolvidas várias etapas de trabalho com o gênero pôster e sua apresentação oral em uma disciplina do curso ao longo de um semestre: realização de uma pesquisa pelos graduandos, confecção do pôster e comunicação oral dos resultados, cujos critérios de avaliação foram criados para fins deste projeto. Os dados revelam que houve apropriação dos elementos do pôster, como configurações do gênero impresso e adequação ao contexto científico por todos os grupos. Quanto à apresentação oral, houve apropriação de elementos pela maior parte dos estudantes, como linguagem científica, termos técnicos da pesquisa, gestão do tempo e desenvolvimento de elementos não linguísticos (gestual, corporal e prosódico). O estudo mostra que as etapas de preparação, produção e avaliação do oral propiciam a apropriação do discurso científico, em uma perspectiva contínua e processual da aprendizagem dos gêneros orais em contexto acadêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

É graduada em Letras, mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutora em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos cursos de Letras e Pedagogia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição, na linha "Linguagens, culturas e saberes", é líder do Grupo de pesquisa Linguagem, Ensino e Práticas Sociais (LEPS) e uma das coordenadoras do LABOR - Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino.    

Giovana Rabite Callian , Rede Estadual de Educação de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutoranda em Educação pela mesma universidade.  Professora da rede estadual de Educação de Minas Gerais, atuando em Juiz de Fora (MG).

Publicado

2025-11-15

Cómo citar

Magalhães, T. G., & Callian , G. R. (2025). PRODUÇÃO ORAL E AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL EM LETRAS:  A APRESENTAÇÃO DO PÔSTER NOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS. Educação Em Foco, 30(1), e30059. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50583