SIGNIFICADOS DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PÚBLICA E PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44368Resumen
O objetivo deste estudo é ampliar as análises sobre a educação profissional e a evasão escolar no ensino médio técnico, presentes no Estado, entendido como terreno de disputas políticas entre os interesses públicos e de mercado. Considera-se que os gestores são atores-chave para se aprofundar a compreensão dos debates sobre a política educacional, em especial a política de educação profissional e a importância do combate à evasão escolar nessa modalidade, um tema carente de pesquisas. Para a análise de caso no Brasil, entre 2003 e 2016, aqui apresentado, fez-se a opção metodológica por focalizar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT) em razão dos investimentos do governo federal na referida Rede nos dois primeiros mandatos do presidente Lula e nos de Dilma Rousseff. A pesquisa, realizada no âmbito de tese doutoral, apoiou-se em análise documental e em entrevistas semiestruturadas com 18 gestores formuladores, coordenadores e implementadores dessas políticas, vinculados entre 2003 e 2016 à RFEPT. O presente artigo apresenta, assim, as temáticas que foram recorrentes durante as entrevistas, explicitando os diferentes sentidos que permeiam o ensino médio técnico, ao se discutir a evasão escolar nesse nível e modalidade com os gestores. As crenças, conflitos, contrariedades, tendências e limites ficam expressos nas diferentes falas. A análise apresentada revela o terreno da política, os interesses do Estado, as priorizações e as disputas em jogo.
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