EQUIDADE ESCOLAR DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41239Resumen
O trabalho tem por objetivo analisar a equidade escolar das instituições federais de educação profissional vis a vis às demais escolas brasileiras de ensino médio avaliadas no SAEB. Como abordagem metodológica utilizam-se os dados das avaliações nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e questionários contextuais do SAEB da edição de 2017, aplicados aos modelos multiníveis multivariado com interações tipo cross-level. Os resultados mostraram que as escolas federais de educação profissional foram as que menos produziram equidade em comparação com as escolas das demais redes de ensino, apesar de apresentarem os melhores indicadores de eficácia. Nesse contexto, discorre-se sobre a fundamentação de um índice que mensure a qualidade da educação das escolas brasileiras, em complementação aos atuais indicadores disponíveis, e que considere não somente os fatores de eficácia, mas, sobretudo, os indicadores de equidade e contexto escolar.
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