EQUIDADE ESCOLAR DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41239

Resumen

O trabalho tem por objetivo analisar a equidade escolar das instituições federais de educação profissional vis a vis às demais escolas brasileiras de ensino médio avaliadas no SAEB. Como abordagem metodológica utilizam-se os dados das avaliações nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e questionários contextuais do SAEB da edição de 2017, aplicados aos modelos multiníveis multivariado com interações tipo cross-level. Os resultados mostraram que as escolas federais de educação profissional foram as que menos produziram equidade em comparação com as escolas das demais redes de ensino, apesar de apresentarem os melhores indicadores de eficácia. Nesse contexto, discorre-se sobre a fundamentação de um índice que mensure a qualidade da educação das escolas brasileiras, em complementação aos atuais indicadores disponíveis, e que considere não somente os fatores de eficácia, mas, sobretudo, os indicadores de equidade e contexto escolar.

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Biografía del autor/a

ERIKA TIEMI ANABUKI, CEFET-MG

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF. Professora do departamento de Eletroeletrônica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

TUFI MACHADO SOARES, UFJF

Professor Titular do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Publicado

2023-11-22

Cómo citar

ANABUKI, E. T., & MACHADO SOARES, T. (2023). EQUIDADE ESCOLAR DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL . Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41239

Número

Sección

Número conmemorativo - 30 años de la revista Educação em Foco